"o ato de educar pelo exemplo"
Dizem que palavras movem,
Mas os exemplos arrastam.
Palavras doces comovem,
Palavras duras desgastam.
E os pais que discutem juntos
Determinados assuntos
Têm mais chances de acertar
Na educação dos filhos,
E colocá-los nos trilhos,
Sem deixar medos do ar.
Drogas, sexualidade,
São alguns temas que os pais
Encontram dificuldade
De botar nos manuais.
Como, onde, o quê fazer
Quando surpresas nos vêm?
A psíquica estrutura,
A religião e a cultura
Nos inquieta também.
Educação, todo dia,
Nas escolas e nos templos,
Exige sabedoria,
Mas também requer exemplo.
É mostrar do mundo as cores,
Ensinar reais valores,
Éticos e espirituais.
É conscientização,
É paciência, ação,
Mais os princípios morais.
Diálogo ainda é
Um caminho eficiente,
E é muito bom quando a fé
Pode se fazer presente.
Respeito e compreensão,
Duas atitudes que são
De inestimável valor.
Num mundo globalizado,
Ninguém terá resultado
Sem carinho e sem amor.
Nossas crianças agora,
Em todas as regiões,
Todo dia e toda hora,
Têm muitas informações.
Por isso, há alguns perigos.
A Internet, os amigos
E o mundo competitivo
Podem proporcionar
Um crescimento exemplar,
Muito sadio, ou nocivo...
Os pais não podem ficar
Todo tempo junto aos filhos,
Pois precisam trabalhar,
Daí alguns empecilhos.
Ameaçá-los, mentir,
Meter medo ou omitir
São gestos ultrapassados,
Que causam mal ás crianças
Produzem desconfianças,
Criam homens assustados.
Nosso bom comportamento,
Perante a sociedade,
Vem de um grande engajamento
Desde a mais remota idade.
É um reflexo do que vemos,
Daquilo que recebemos
De melhor, e na medida.
Os exemplos que os pais dão
Norteiam a educação
Dos filhos por toda a vida.

Fonte:http://www.google.com.br/imgres?q=literatura+de+cordel
Reflexão do Destaque...
Segundo este cordel, Moreira de Acopiara descreve o ato de educar em todos os sentidos da vivência em sociedade atualmente. Com o título “o ato de educar pelo exemplo”, ressalta o fato de a criança tomar para si tais ações cometidas por pais e educadores, que nem sempre são as mais corretas.
O autor enfatiza que, mentir ou ameaçar a criança atrapalha em seu desenvolvimento. E assim, pode-se criar um adulto incapaz de lidar individualmente com os obstáculos que a vida irá impor. E não é isso que queremos para os nossos pequenos, pelo contrário, que sejam seres que possuam bases de valores e princípios e que possam usufruir dos ensinamentos que lhes foi dado na infância empregando-os na vida adulta.
O cordel é um ótimo conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, sugerir esta leitura aos alunos é incentivá-los a se integrar com a literatura popular. Hoje esta literatura é mais forte no Nordeste, e não é difícil encontrar jovens que desconhecem esta este tipo de leitura nas outras regiões brasileiras, é marcada pelo seu contexto diferenciado e esclarecedor, e o Destaque indica como uma boa ferramenta para trabalhar vários temas do currículo escolar, pode-se usar deste material para promover a criatividade dos alunos e até criar novos cronistas.
É importante que para se concretize este processo, o professor estimular sempre os alunos a não ler o cordel em voz baixa e sim alta e de acordo com o que a literatura demanda. Se o cordel for triste, o tom de voz tem que ser triste, se for um texto alegre, deverá ter o tom de voz alegre, sempre obedecendo ao modo da narrativa. É interessante que o professor analise o grau de interesse que seus alunos têm com essa experiência, perante a roda de conversa perguntando que tipo de literatura que os agrada, o que eles acham interessante no cordel. Isso irá colaborar para que você, como educador, traga cordéis mais parecidos com o perfil de seus alunos.
Mas e os alunos da EJA? (Educação de Jovens e Adultos), eles não ficam esquecidos. Consideramos o cordel como leitura que mais pode interar-se à história de vida, pois a maioria dos educandos desta modalidade são nordestinos, e trabalhando-se com esta leitura na Educação de jovens e adultos, pode-se descobrir cronistas que incentivarão ainda mais o crescimento da literatura de cordel nos dias atuais.
Portanto, nós professores conhecemos este material e devemos incentivar, trabalhar e demonstrar de várias formas em sala de aula a diversidade de atividades que esse tipo de literatura pode nos oferecer, além de plantar o interesse pela leitura na mente de nossos alunos, independemente da modalidade de ensino que atuarmos.
O Destaque apóia a idéia de introduzir a literatura popular no planejamento escolar, pois é um material que possui diversidade, grandes obras e histórias de vida, e todos os alunos das regiões brasileiras têm direito e dever de conhecer e “abusar” deste tipo de leitura que é nossa, é do Brasil.
Por Dani Ribeiro e Erika Neves.
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