Pesquisar este blog

domingo, 16 de outubro de 2011

O ESPAÇO GEOGRÁFICO ENSINO E REPRESENTAÇÃO

Resenha do Destaque
Autora: Rosangela Almeida 
  
Rosângela Doin de Almeida é Graduada e licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo. Mestre e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Elza Yasuko Passini é graduada em geografia na mesma Faculdade. Ambas possuem experiência como professoras de Geografia, contribuindo assim, para a elaboração em conjunto da obra que aqui é analisada.
 Sabemos que o ensino de geografia que o educador aprende ainda na universidade é precário, nesta obra será possível encontrar cinco temas que fará com que os professores reflitam um pouco mais sobre a geografia, e nesta mesma obra encontrara propostas para serem aplicadas em sala de aula.
            As autoras quando fala da importância da leitura de mapas, relacionam que essa prática e tão importante quanto o fato da criança ter que aprender ler e escrever e até mesmo fazer contas (15p). E relata quanto é importante para usarmos em nosso cotidiano, e que até nos tempos das cavernas usavam essa técnica para facilitar a caça.
            Almeida e Passini estabelecem em seu texto o fato das pessoas não conhecerem o espaço onde vivem e acabam não sabendo organizar o seu espaço, elas ressalta que muitas pessoas desconhecem a planta de um imóvel, quando vão comprar ou quando vão reformar o imóvel realizam erros que prejudicam a obra pelo fato de desconhecerem as plantas e os desenhos em escalas. Pessoas que conseguem ler mapas, desenhos e plantas tem facilidade para organizar o espaço desejado.
            Logo as autoras falam sobre a importância da leitura de mapas, e exemplificam que a primeira etapa ao observar o mapa é necessário observar a legenda a decodificação propriamente e relacionando os significantes e o significado dos signos relacionados na legenda,e também deve ser feita a leitura dos significantes/significados espalhados no mapa e procurar refletir sobre aquela distribuição /organização(17p).Almeida e Passini mostram quatro mapas com escalas diferenciadas, para que possamos localizar um bairro da cidade de São Paulo.Conseguinte explicam as escalas e como conseguimos reduzilas,e que a  cada centímetro equivale a 500 centimetros ou 5000 cm na realidade (20p). Essas informações são essenciais para que os educadores ensinem a seus alunos de modo que estudem a região onde vivem, o docente deve enfatizar com clareza os objetivos e ter cuidado para não perder informações importantes.
            Na página 21 as autoras mencionam Paganelli que fala que o ato de como mostrar os passos metodológicos levam á formação de um bom leitor. E baseando-se em Piaget de que a criança na idade do pensamento concreto necessita agir para conseguir construir conceitos e edificar os conhecimentos (21p). Deste modo melhora o desenvolvimento do educando de modo que o professor faça com que o aluno instiga o seu próprio conhecimento em base de espaço que envolva o cotidiano de seus alunos. Infelizmente encontramos atividades que são propostas para os alunos que simplesmente são mecanicistas tais como: colocar nome de países e rios, ou pinte países, estados, rios e municípios. As autoras afirmam que a melhor forma para que o aluno entenda a linguagem cartográfica e fazendo o mesmo passo a passo, reduzir proporcionalmente, estabelecer um sistema de signos ordenados, obedecerem a um sistema de projeção para que haja coordenação de ponto de vista (descentralização espacial)-, familiarize-se com a linguagem cartográfica. Elas enfatizam que apesar dessa construção do mapa o pode ser que o aluno ainda sinta dificuldade em organizar um sistema de signo de forma ordenada, mais essa dificuldade com o auxilio do educador ele vai construindo sua aprendizagem a partir de suas ações, segundo Piaget.
            No quarto tema Almeida e Passini falam sobre a criança e as relações espaciais, exemplificam que o espaço onde a criança vive através do movimento e do deslocamento, pode ser aprendido pela criança por meio de brincadeiras, e deve ser organizado conforme seus interesses. No cotidiano a criança vai reconhecendo o que está ao seu redor, e é interessante que o adulto mostre lugares chamativos e faça até perguntas para envolver a criança nesse ambiente, que podemos chamar de espaço percebido. Em seguida as autoras falam em sua obra sobre a tomada de consciência do espaço corporal, a criança tem essa sensação ao ser tocada, acariciada, segurada no colo e entre outros movimentos que entra em conexão com o corpo, isso se chama de esquema corporal, e nesse sentido podemos refletir que esse momento vai sendo caracterizado na infância até a adolescência um processo lento, e a criança vai se adaptando seu corpo com o ambiente.
Os textos Evolução da noção de espaço, Relações espaciais topológicas elementares, descentralização, conservação e reversibilidade, relações espaciais projetivas e euclidianas,perspectivas,coordenadase categorias espaciais. Isso leva a reflexão que nesse caso é importante o auxilio do educador, para que as crianças consigam organizar o espaço em cantinhos para brincar e organizar o espaço. As autoras estabelecem bem em sua obra, a importância que o desenho tem para desenvolver a noção de espaço com as crianças. E entre as crianças de oito a nove anos, planejar atividades de mapeamento, o educador tem que planejar um material essencial para atividade, e esse mapeamento pode ser simples mais orientado pelo professor para que o educando consiga construir esse conhecimento.
Infelizmente muitos livros didáticos têm atividade muito teórica e que é voltada para o tradicionalismo, e acaba inibindo o desenvolvimento do aluno, as autoras disponibilizaram algumas atividades mais voltada para a construção onde o educando  é o protagonista das atividades onde consegue perceber o objetivo da atividade.
Portanto para que o docente tenha um auxilia de modo que reflita a pratica, que é necessário para auxiliar uma construção da noção de espaço, para que seus alunos se sintam mais envolvidos com a geografia.

Por  Erika Neves

2 comentários:

Junior Carvalho disse...

Super interessante, gostei. Se vocês publicarem textos mais curtos ficaria show de bola!!! Parabéns.

THYAGO SERRAO ALMEIDA disse...

Você tem o pdf do livro