Um homem que melhorou a educação dos jovens infratores...
Filho de um operário ferroviário e de uma dona de casa, Anton Semionovich Makarenko nasceu em 1888 na Ucrânia, quando criança foi matriculado em uma escola primária onde aprendeu: Língua Russa, Aritmética, Geografia, História, Ciências Naturais, Física, Desenho, Canto, Ginástica e Catecismo, mas em sua língua materna proibida pelo Império da Rússia.
Quando jovem, Makarenko se formou no magistério onde se abriram várias portas para que o novo professor se desenvolvesse profissionalmente. De 1920 á 1928 assumiu a direção da Colônia Gorki, com crianças e jovens que viviam na marginalidade.
Com intuito de modificar a realidade destas crianças, Makarenko as colocou para trabalhar, ele dizia que é uma instância educativa fundamental e que é uma atividade produtiva com sentido social, eles trabalhavam quatro horas diárias e cinco horas para estudar. Makarenko não queria que nenhum educador aceitasse defeitos e que os alunos deveriam ter um comportamento perfeito e quando alguém o questionava ele perguntava: E pra que existe o comportamento imperfeito?
Markarenko organizava a colônia com agrupamentos mistos que quer dizer meninos com diversas idades e tinha um responsável pelo agrupamento, a pedagogia de Anton era parecida com a de militaristas, mas estas metodologias eram ocupadas por atividades artísticas (música, teatro, literatura). Com isso os meninos foram modificando seus comportamentos e se integrando à sociedade pouco a pouco.
Portanto, Makarenko mudou a realidade de vida destes garotos que estavam sem a esperança perante a sociedade, e a colônia estava conhecida como “lugar de bandidos”, deu a vida novamente para esses garotos que não tinham mais motivação para viver se continuasse naquela realidade muitas daquelas crianças teriam sido assassinadas e Anton modificou isso, esses alunos nasceram novamente.
Por Erika Neves
Nenhum comentário:
Postar um comentário