Em 1985 surge o filme “História Oficial” que relata a história de uma família possivelmente feliz, composta por Alicia uma professora de história que cria com seu marido Roberto uma filha adotiva que se chama Gabi, e que podemos observar nitidamente no filme que a maior protagonista da felicidade naquele lar é dirigida pela pequena.
Alicia recebe em sua casa sua amiga Ana que é uma ex presidiária política. Apos uma seriem de narração feita pela a amiga e também analises feitas, a professora fica se questionando em relação os últimos acontecimentos, e começou a relacionar com a história de Gabi que era filha de legítimos desaparecidos e provavelmente assassinados pelos militares. E desta forma sendo adotada por seu marido ilegalmente.
A busca dessa resposta fez com que Alicia investiga se hospitais e até mesmo a igreja católica onde não teve o auxilio de um padre. Mais a sua resposta foi quando encontrou em uma manifestação na Praça de maio, a Avó biológica de Gabi, onde conversou e confirmou o acontecido. Alicia decidiu levar a biológica Avó para que Roberto conhece-se que não aceitou o acontecido. A professora volta para casa e agredida por seu marido que acha que Gabi foi entregue a verdadeira família e agride sua esposa, que o abandona.
Portanto este filme teve relevância polemica na época, e narra fatos reais que aconteceram na Ditadura Militar na Argentina, muitas histórias como a da menina Gabi ainda estão trancadas em sete chaves.
Por Dani Ribeiro, Erika Neves, Fernanda Nunes e Letícia Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário